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Diário Medicina Preventiva

Uma intensa viagem pelo dia-a-dia de uma estudante de Medicina e, além disso, algumas indicações sobre a importância da prevenção para preservarmos a nossa saúde.

Diário Medicina Preventiva

Uma intensa viagem pelo dia-a-dia de uma estudante de Medicina e, além disso, algumas indicações sobre a importância da prevenção para preservarmos a nossa saúde.

14.Nov.09

DIA MUNDIAL DA DIABETES MELLITUS

 

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Diabetes Mellitus.É uma verdadeira epidemia deste século e tem de ser combatida de forma eficaz. Em Portugal, esta doença já afecta quase um milhão de pessoas. Na verdade, um estudo epidemiológico deste ano, vem demonstrar que o nosso país já atingiu a prevalência que era esperada para 2025. A este ritmo, é possível que nessa altura, a diabetes afecte 20% da população portuguesa. Além disso, esta continua a ser uma patologia subdiagnosticada no nosso país. Muitas vezes o diagnóstico apenas é feito tardiamente, aquando das primeiras manifestações oculares (retinopatia diabética) ou renais (nefropatia). É também preocupante o facto de a DM tipo 2 (aquela que é adquirida, ou seja, está geralmente associada a um estilo de vida de risco) afectar cada vez mais indivíduos jovens, entre os 20 e os 39 anos.

É fundamental intervir através da sensibilização. Alertar as pessoas para os rastreios que decorrem frequentemente ao longo do país e, sobretudo, para uma preocupação individual. Cada um é responsável pela sua saúde e deve preservá-la, quer através de consultas de rotina no médico de família (que deve fazer análises à glicémia para despistar esta patologia), quer através de um estilo de vida saudável.

Vale a pena relembrar que são factores de risco para a DM: a hipertensão arterial, a obesidade ou excesso de peso, hipercolesterolémia e sedentarismo. Surge assim o importante conceito de pré-diabéticos, indivíduos que terão uma predisposição aumentada de desenvolverem a patologia, quer por factores genéticos, quer por factores do estilo de vida (sendo estes modificáveis e, por isso, os mais importantes).

Para prevenir a diabetes são passos fundamentais:

- controlo rigoroso e regular da glicémia, da tensão arterial e do colesterol

- uma alimentação equilibrada e pobre em gorduras - opte pelos lacticínios magros, carnes brancas (frango, peru), fibras, brócolos, massa e arroz integral, azeite, vinagre, frutas e verduras, frutos secos, soja, cebola e alho, leguminosas, cereais integrais, ...

- exercício físico regular

 

 

 

Procure ter um papel activo na sua saúde, optando por um estilo de vida saudável. Escape à diabetes!

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